Livros Escritos

Livros Escritos

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Respondendo a Email

Eis aqui um email que recebi:
"Olá Vasco, tudo bem?
Talvez voce possa tirar uma dúvida

No livro "Viagens Fora do Corpo" de Robert Monroe, o autor relata 3 locais de suas experiências sendo:

- Local I : realidade intrafísica, o aqui-agora
- Local II : realidade extrafísica ou plano astral
- Local III: um universo paralelo em que o autor entrava através de um buraco na parede que o mesmo via depois de virar 180 graus seu psicossoma projetado. Ele diz inclusive ocupar temporariamente o corpo de um de seus habitantes, interferindo assim em sua vida. O mesmo conclui não ser um lugar no presente, no passado e nem no futuro aqui na Terra, e ao mesmo tempo não é o mundo dos "mortos".

Voce teria uma opinião sobre o que seria realmente o Local III?"

Resp. Quanto aos itens I e II, nada acrescentar.
O item III pode ser explicado até o ponto que Monroe diz passar por uma parede e encontrar outro universo do outro lado. Até aí tudo bem. No entanto, quando ele diz que penetra no corpo de um dos habitantes daquele plano então, é preciso ser prudente nessa análise.
A rigor tal fato pode acontecer, mas não com tanta freqüência, pois, a consciência costuma delimitar ocorrências não tão comuns a pessoa, isso a fim de não perturbá-la com análises de difícil validação.
Nesse experimento o autor também deixa de abordar se isso é corriqueiro para ele. Monroe, apenas joga o texto no livro e deixa o leitor “na mão” para que ele tire suas conclusões.
É importante dizer que ele não publicou um livro explicativo de como ocorria seus experimentos, mesmo que o primeiro volume sendo um diário é importante um segundo livro narrativo de tais eventos. Isso não aconteceu.
Monroe mesmo criando um instituto não procurou tomar contato com outras pessoas a fim de procurar checar se alguns de seus experimentos correspondiam realmente o que ele narrava. Preferiu contar consigo mesmo na análise de suas vivências projetivas.
Resumindo: tivesse ele participado melhor do que narrei acima seria mais fácil decifrar o que ele diz no terceiro item do email que recebi.