Livros Escritos

Livros Escritos

domingo, 24 de abril de 2011

Que o CEAEC Dure o Tempo Que For Eterno

Muitas pessoas quando se desligam de sistemas de estudos principalmente doutrinários mantém a expectativa que o sistema dure pouco.
Acreditam que sem a presença delas tudo vai ruir de um dia para o outro. No entanto, não é bem assim que acontece, pois, muitos continuam sobrevivendo e até melhoram.
Analisando o caso do CEAEC, é possível notar aos olhos de visitante não tão preparado para enxergar nas entrelinhas, que o óbvio está por acontecer.
O CEAEC pelo que se nota foi construído num paraíso. Muitas árvores ao redor e clima agradável. No entanto, fazendo análise mais apurada é possível notar que o prédio onde são feitas as tertúlias com o tempo vai dispensar enorme soma de recursos para sua manutenção.
Uma construção no formato arredondado e com vários metros de altura, consome considerável manutenção em relação a uma obra no sentido horizontal de cinco metros, por exemplo.
Construir um prédio daquele só pensando no efeito da energia circulante e se projetando horizontalmente pelo espaço é, sem dúvida alguma, ótima idéia. O problema está realmente nos custos que virão com o tempo para manutenção da edificação.
Vamos considerar que hoje o CEAEC necessita de obras quanto a infiltrações e pintura. Primeiro que a infiltração em construção redonda não tende a se dispersar tão rápido quanto seria numa construção horizontal, pois, a infiltração tende a correr para os cantos da parede e numa construção oval ela não tem como acumular líquido. No sistema do atual prédio a infiltração vai seguir na parede até não conseguir mais se movimentar. Sendo assim, as tão naturais “feridas” ou bolhas de ar tendem a surgir de maneira precoce.
Para realizar qualquer serviço de manutenção na parte externa do prédio no seu todo, será necessário erguer andaime devidamente montado para essa finalidade com vários andares. O uso de tábuas será algo de descomunal em termos também de despesa. Isso sem contar que os restauradores que terão de ficar dando voltas em torno do prédio. E não mais trabalhando num espaço de parede de um metro apenas.
Na parte interna então é ainda mais difícil de trabalhar, além do mais que ao longo do tempo um sensitivo qualquer não conseguirá realizar palestra alguma devido às energias do Waldo que continuarão no ambiente por muito tempo.
O ideal seria uma construção no sentido horizontal de cinco metros de altura com uma alça de cada lado para completar o corpo da águia.
Quanto à manutenção seria bem mais econômico, apenas um pintor com uma escada de cinco metros daria conta do recado.
E para completar seria interessante que o Waldo se dispusesse a montar um painel de vidro jateado com areia e nele, constassem os nomes das pessoas que contribuíram para o CEAEC se tornar a realidade que é hoje. Enfim, seria um ato simpático do Waldo em favor das pessoas que acreditaram no projeto CEAEC que deixando suas famílias e cidades onde moravam, partiram para realizar esse sonho.
É tudo.